Entrevista com os integrantes do NAUFO - Núcleo Audiovisual de Produção de Foleys e Som da Universidade Estadual de Goiás , importante apoiador na execução da pós-produção do curta-metragem em animação "O Micronauta".
A sonorização da animação "O Micronauta" contou com o apoio do Naufo | UEG, que é originalmente um projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, visa a formação de profissionais de som, com atenção voltada para a criação de ruídos sonoros e pós-produção sonora de um produto audiovisual e que tem como coordenadora a professora Dra. Thais Oliveira. Já a música criada para o projeto, ficou a cargo do compositor musical Arlam Júnior.
Thaís Oliveira - Designer e Editora de Som de O Micronauta
Arlam Júnior - Compositor música original de O Micronauta
Confira agora um pouco mais desse instigante universo de criação de ambiências sonoras com a equipe do NAUFO/UEG:
O que é o NAUFO? Quando surgiu o laboratório? E qual a importância da universidade com ele?
NAUFO é o Núcleo Audiovisual de Produção de Foleys e Sons. Surgiu como projeto de extensão no ano de 2012 dentro do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás. Tornou-se um laboratório no ano de 2023. É um espaço importante que possibilita experimentação por parte dos alunos ainda na universidade, no mundo de criação de sons para produtos audiovisuais.
O que são foleys? Com quais objetos, instrumentos eles são feitos?
Foleys são ruídos sonoros inseridos na pós-produção de um filme e que tem como objetivo principal tornar o filme mais verossímil. Muitas vezes o som capturado no set de filmagem não consegue proporcionar detalhes sonoros importantes da cena, e com o foley podemos aumentar a credibilidade de alguma cena reforçando o som.
Através da parceria com Naufo a sonorização de "O MIcronauta" foi realizada a partir de processos experimentais, que são conhecidos no mundo audiovisual como criação de foleys. "Para criar o foley de um filme, o aluno/aluna entra em um estúdio de som com diferentes tipos de materiais e vai criando sons a partir da movimentação de personagens na cena. Para o personagem Micronauta, por exemplo, os alunos criaram todo o som de passos do personagem a partir de dedos se movimentando no sal grosso. Já para a personagem Keka, foram criados sons com arroz. Para os sons da nave foram utilizados objetos como isqueiro, tampa de panela, porta de geladeira, galhos de árvore, secador de cabelo, cordas e outros materiais. Também foi utilizado um microfone aquático, para gravação do som ambiente do filme", demonstra Thaís.
Como funciona o processo de criação dos foleys junto a pós-produção sonora?
O processo de criação desses sons requer criatividade. Assistimos ao filme em primeiro lugar, sem ouvir referência de som algum. Apenas com a imagem. Em segundo momento, assistimos com a referência de som encaminhada pela direção. Começamos a anotar as necessidades sonoras para a criação de ruídos e a partir da imagem que vemos na tela, começamos a imaginar materiais que possam fazer um som que seja verossímil para a obra audiovisual. Anotamos quais seriam esses objetos e nos organizamos para obtê-los. Com os objetos em estúdio, fazemos o som ao mesmo tempo em que olhamos para a imagem.
Como foi criar ruídos para uma animação? Existe diferença para os outros gêneros? (Doc e Fic.)
A animação abre um leque de possibilidades sonoras, especialmente para o aspecto da criatividade. Especialmente no filme O Micronauta, abrimos ainda mais a nossa percepção. Como tudo foi pensado em uma escala micro, também pensamos em som com coisas bem pequenas e que pudessem auxiliar na construção do universo do filme. Levamos uma bicicleta para o estúdio, balão, secador de cabelo, geladeira, bola de gude.
Foi uma experiência enriquecedora.
Como foi a experiência com o projeto Micronauta com o grupo? Gostaríamos de um pequeno relato dos alunos sobre o processo de criação deles com o nosso curta.
ALLAN BATISTA:
"Participar da sonorização de O Micronauta foi como descobrir um universo folhado em camadas. As complexidades de imaginar sonoramente um mundo submicroscópico foram dando lugar ao prazer de participar de um processo criativo cheio de nuances. O meio de criação de foleys acontecia a partir da decupagem do vídeo, ou seja, assistíamos ao produto e imaginávamos quais sons melhor caberiam em cada quadro. Depois vinha a parte mais prática, com objetos comuns encontrados no dia a dia, como cabos de celular, galhos de árvores, vidros de desodorante, entre outros, era feito a captação dos sons que uma vez sincronizados e mixados, dariam origem aos foleys usados na versão final do produto. Cada sessão de gravação foi muito prazerosa, pois a equipe se deu muito bem junta, e assim conseguimos contribuir para mais esse projeto. O Micronauta nos mostra através da sua inovação que existe um mundo de infinitas possibilidades para o audiovisual goiano!"
VIRGINIA PEÇANHA:
"Foi uma experiência incrível fazer parte do projeto O Micronauta! Além de ter sido minha primeira experiência com foleys, ver essa animação tão linda ser construída foi extremamente gratificante. Fazer sons e ruídos a partir de diferentes materiais, muitas vezes nada óbvios, foi um estímulo criativo e imersivo indescritível. Guardarei com muito carinho essa experiência! Parabéns a todas as pessoas envolvidas!"
CAROL COPPE:
"Desde o primeiro dia em que cheguei ao estúdio para compor a equipe do NAUFO para sonorizar o curta, venho me apaixonando ainda mais pelas aventuras microscópicas e pela abertura criativa que nos dá na hora de procurar um objeto que tivesse um som perfeito para o foley. Minha experiência com O Micronauta vai além de conhecer mais sobre a sonorização de produtos audiovisuais, mas também no encanto que tive ao ter contato com uma animação tão bonitinha e bem feita!"
LAÉRCIO ALVES:
"Por ser um universo bem particular em termos de escala e aventuras, gravar foleys para O Micronauta foi um trabalho que exigiu muita criatividade e que foi bem divertido de fazer. Nos permitimos fazer parte desse universo no processo de sonorização e gostamos bastante do resultado."
AUGUSTO RAMOS:
"Participar do processo de criação de foleys do curta do O Micronauta foi uma experiência bem inovadora e desafiadora para mim que até então não tinha contato com essa técnica de foleys, só tinha visto na teoria mesmo. Então colocar o que eu vi na teoria em prática foi algo bem divertido, porque fazer foleys é divertido e fez aguçar ainda mais a minha criatividade e valorizar ainda mais o som de um filme, que assim como a luz, tem um papel fundamental na narrativa."
Para participar do NAUFO, somente sendo aluno do curso de cinema da UEG ou ele é aberto ao público?
Para participar do projeto basta ser apaixonado por som de cinema. O projeto abre chamada anual para alunos do curso, mas o público interessado também pode se inscrever. Além disso, recebemos projetos da comunidade audiovisual para a realização dos foleys na UEG. Basta realizar a solicitação em nosso site: www.naufo.ueg.br
Ficou curioso(a) em assistir ouvindo atentamente O Micronauta em suas aventuras? O curta-metragem em animação já está disponível nosso canal no YouTube, já se inscreve por lá! E nos acompanhe nos nossos canais nas redes sociais: @o_micronauta para acompanhar a agenda de divulgação do projeto!
Entrevista realizada pela produtora Camila Nunes.
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